Páginas

Tradutor - Translate

domingo, 28 de outubro de 2012

Tristes emoções da nossa política

As eleições sempre emocionam as pessoas.
Não deveria, mas fazer o que?
Ainda não estamos preparados para uma democracia de verdade, não só no Brasil, mas mundo afora votamos sem pensar, e isso é grave, pois delegamos aos mais demagogos, que sempre acabam se elegendo, o nosso destino.
Dia a dia o poder do estado cresce, e na maioria das vezes os cidadãos não são consultados para as medidas que os governantes adotam.
O poder real representado pelo capital, esse não muda.
Ele continua mandando em tudo o que ocorre, pois é baseado em um principio básico do ser humano que é a ganância e apego ao dinheiro.
Enquanto o homem assim for assim será a sociedade, meio tosca para dizer o mínimo.
E sempre o dinheiro comprará o poder.
Engana-se quem acha que há alguém realmente bem intencionado na atuação pública. Excessões farão somente a regra, são impotentes, insignificantes.
Esse poder do capital resolveu eleger uma caricatura de presidente que foi o Collor, mas este quando no poder, encheu os olhos e quis talvez botar a mão em mais do que se estava acostumado foi defenestrado. O mesmo poder o elegeu e o derrubou.
O PT só chegou ao poder quando fez uma declaração explicita que não iriam romper com o sistema atual em que se encontrava o estado.
Lhe foi permitido então ser ungido pelo poder nacional, e acabou por se eleger.
Já aí de mãos e rabo presos pelo tal poder se elegeu.
Nasce também aí sua incoerência nestes 3 governos em que até agora atuou.
Quando então no governo, e diante de postura neo liberal de sua gestão, Lula deixou claro a que veio.
O interesse era o poder pelo poder, sem a menor ideologia, coisa que sempre passou ao largo de seus pensamentos políticos, sem ética nenhuma pois sua miliitância sindical o fez abandoná-la já nos primeiros passos.
Como em política agente continua agindo emocionalmente, todos os desvios de uma postura mais à esquerda, que visasse o bem do cidadão comum, foram esmaecidos por propaganda massiva que eles aprenderam a fazer muito bem pois é a base de sistemas totalitários.
E quem o criou o embala até hoje.
O mote mercadológido de operário filho de imigrantes nordestinos pobres que chega à presidencia deu a ele uma popularidade incrível, fosse merecida realmente, poderia fazer todas as reformas que a nação precisa sem precisar comprar votos de ninguém, era só enfrentar o poder constituído e conclamar a população a apoia-no nestas reformas.
Mas não, ele já havia vendido sua alma ao poder do dinheiro que mantem nosso país no atraso em que estamos aquela carta de março era como que seu contrato com o diabo que nos sufoca.
Foi uma frustração para os eleitores, e para boa parte dos militantes do PT que abandonaram o barco por ver com clareza o que Lula estava fazendo em nome de um partido de esquerda que se dizia defensor de coisas importantes para o povo como a ética, a justiçca social.
Não estou inventando nada, esses são os fatos fartamente documentados nestes últimos 10 anos. Quem tem o mínimo interesse pela política os constatou.
Se o dinheiro do mensalão fosse dirigido à aprovar reformas necessárias como a eleitoral, fiscal, da gestão pública, educacional, ainda poderíamos entender mas não. era para obter uma apoio às pequenezas que o governo anda votando ultimamente para se garantir no poder.
Sabendo do lamaçal que deveria atravessar para chegar a um plano mais limpo preferiu ficar nele e dele se locupretar. Terno Armani é coisa de quem nunca comeu melado como dizia o velho ditado, absolutamente desnecessário e até ofensivo. Uísque 24 anos ao invés de uma boa caçacinha mineira como sempre tomara também denota esse sintoma de alguém que estava despreparado para estar ao lado do poder sem se corromper, ao menos no nível que chegou.O triste de tudo isso é que a história acabará sendo contada e recontada maldizendo os pobres e pixando de incompetentes todos os que não compactuam com esse podre poder que rege nosso país.
Primeiro cooptaram o PT como o fizeram também o PSDB depois os jogam ao lixo pois sabem da fraquesa humana que a maioria de seus líderes e apoiadores tem, e dela fazem inteligente uso.
Assim como Lech Walesa lula passará para a história como um pobre sindicalista filhos de nordestinos que, tendo perdido as referências sociais foi cooptado pelo dinheiro e para ele vendeu sua alma e sua honradez.
Não falo isso com alegria, pois tinha esperança nas mudanças que o PT prometia, mas foram promessas em vão, são eles iguais a tudo o que sempre houve neste país.
Ainda não nos libertamos do julgo mítico de D.João que trouxe para cá mazelas políticas das quais ainda somos prisioneiros.
Que pena, parece que estamos predestinados a exportar nossas materias primas (que agora chamam de comodities) e deixar nosso povo analfabeto funcional e politicamente.
Estamos como éramos ha três séculos atras.

Nenhum comentário: