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quarta-feira, 26 de junho de 2013

Passe Livre Sonho Possível?

Eu estava com esse negócio na garganta, faz mais de 40 anos que estudei a matéria e não conseguia me conformar com a dicotomia entre esse meu estudo e a realidade observada.

Olhando essa planilha de composição de custos da tarifa de transporte de Londrina (como mero exemplo) http://bit.ly/17CTplO analiso o que segue:

=> Vemos bem no fim que a parcela correspondente à mão de obra é de 46%. Aqui em Curitiba foi instituído sistema que na engenharia de tráfego denominávamos pré-metro. São ônibus bi ou tri articulados, que carregam 2 ou 3 vezes mais que os normais em calhas exclusivas, isto quer dizer que estes 46% ficariam divididos pela metade ou terça parte do original. Se calcularmos só a metade, representa que 23% do custo foi eliminado.

=> Acrescente-se a isso o fato de termos estações tubo onde ficam os cobradores da linha ao invés de um em cada ônibus, não sei calcular quanto reduziria mas acredito que mais da metade dos cobradores. No raso considerando que dos 46% gastos com pessoal, uns 10% seja correspondente aos cobradores, uns outros 5% poderiam ser eliminados.

=> A parte dos tributos representa mais 11% que poderiam ser eliminados pois trata-se de um serviço público.

=> O item remuneração (que quer dizer lucro das companhias) representam outros 6%. Porque o sistema tem que ser privado?

Sabem quanto somam esses valores? 45%.
Quer dizer que a tarifa real para Londrina poderia custar algo em torno de 55% a 60% do que custa, caindo de R$2,54 para R$1,50.

Esta análise é bem superficial e poderia ser mais aprofundada com auditoria real nas contas, preços e taxas, mas  não quero aqui ser técnico.
Quero sim mandar um recado político: nosso transporte público é mais caro que o das grandes capitais americanas e europeias porque nos somos incompetentes na governança e mansos como usuários... ou éramos...

Se houver vontade política o preço dos transportes urbanos poderia cair pela metade.
Muitos passageiros de automóveis migrariam para o sistema. Para cada 7 carros que saem de circulação podemos substituir por 1 ônibus com 50 passageiros sentados, grosso modo 1 ônibus elimina praticamente 50 carros no trânsito. Os congestionamentos diminuiriam muito, o tempo de viagem  e o custo operacional do próprio sistema de ônibus também.

Ufa, pronto falei.

'Bora pra rua. Reclamar por metade da tarifa é possível!

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