Páginas

Tradutor - Translate

domingo, 9 de agosto de 2015

Do que reclamar? A falta de ética está no nosso DNA!

Parei de ficar indignado, com a falta de ética que se vê no Brasil.
Com a falta de sentido de cidadania, com a do que se chama nação.
Somos canalhas de nascimento e não sei quando conseguiremos expurgar de nosso DNA essas malditas marcas.
Talvez essa geração da PF e da JF e dos Procuradores consigam algo para daqui a algumas décadas.
Eu sempre tentei ler com bons - e otimistas - olhos a história que preconizava Darcy Ribeiro sobre nosso povo, que ele chamava de moreno e eu de vira-latas.
Mas não está dando mais.
O Brasil está mostrando o maior esquema de corrupção da história da Terra, nossos números superam em mais de 10 vezes os escândalos chineses que tem 5 vezes ou mais nossa população.
Perto de nós eles são o que, 50 vezes mais honestos?
Formados pelas escórias portuguesas que aqui vinham para assaltar as riquezas, se apropriar de mão de obra indígena e depois pela escravidão dos negros, tudo o que se criou aqui tinha caráter duvidoso, oportunista, ou simplesmente desonesto.
A vinda da corte foi a pá de cal na esperança de que se construísse aqui uma nação decente, com ela veio o pior no que tange ao caráter e à cidadania.
Os quinze mil que vieram com ela se multiplicaram mais do que os ratos que os acompanharam na fuga covarde de D.João nas tais embarcações.
No entanto talvez poderia haver alguma esperança em buscar um código ético que brotasse dos imigrantes que começaram a chegar a partir de meados do século XIX, mas pensando não seriam eles também a provocar uma revolução ética por qui.
Foram, isso sim, novas hordas de degredados, desesperançados, ladrões, aproveitadores e fugitivos pelas mais diversas questões que se somaram à população brasileira.
Somos uma colcha de retalhos de várias culturas, já arraigadas ou nativas ou importadas, todas costuradas com o fio forte do oportunismo e da falta de ética.
Não teremos nunca uma nação enquanto for essa a verve do cidadão brasileiro.
A corrupção graça solta em todos os lugares, em todas as instituições e esferas de governo e do estado em geral.
Nenhum dos poderes escapa dessa construção sem ética, é parte do que somos.
É a vergonha de ser brasileiro que devemos estampar na cara se quisermos que um dia, daqui a muitas gerações, surja um país decente por aqui.
Os bancos brasileiros tiveram o maior lucro em sua história no semestre passado, quando toda a economia se retraia e a miséria batia à porta da casa de tantos que acreditaram nas mentiras dos governos petistas.
Banqueiros daqui seriam condenados como agiotas em qualquer país decente, mas no brasuquinha seguem a regra bandida daqui.
As oligarquias que detém o poder e o dinheiro não se dão conta que estaremos legando, para nossos descendentes,  níveis praticamente insustentáveis de violência, que brota em última instância, na desigualdade socio-econônico-cultural.
O dinheiro, em determinado momento não irá segurar a violência, e o caos se instala.
É a sociedade adoecida que irá à ruina.
Sim estou otimista com a possível revolução de conduta que pode surgir nesses tempos onde poderosos estão sendo presos e condenados.
Mas pessimista porque sei que as forças retrógradas das oligarquias, da classe política e dos mandatários do poder irão opor muita resistência às mudanças.
Nos resta comprar panelas mais fortes e sair às ruas mostrando nossa indignação.

Um comentário:

Unknown disse...

Nada mudará de verdade enquanto cada um dos brasileiros não analisar duramente o próprio caráter e se auto reformar nas pequenas atitudes equivocadas do dia a dia, as pequenas corrupções e deslizes que perpétua por achar que ninguém sabe ou que ninguém está vendo. É preciso parar de falar da corrupção alheia sem erradicar a própria. Se cada um fizer a sua parte, a soma disso tudo é a transformação do pensamento coletivo e aí sim, se alguém transgredir será excessão, se constrangerá diante da maioria, diferente do que acontece hoje: o ridículo é ser incorruptível.