Páginas

Tradutor - Translate

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O "day-after" do PT.

Não adianta reclamar, votos são determinantes.
O PT perdeu em praticamente todas as cidades da Grande São Paulo, onde nasceram suas bases históricas.
O Haddad foi melhor que outros na gestão?
Pode até ter sido, claro com críticas o que é normal na gestão pública.
Seu pecado mortal foi ser petista.
Mas é decorrência de suas escolhas.

O que o Brasil mostrou é que o discurso de golpe, o tapar o sol da peneira sobre a roubalheira declarada e já punida, da negação dos fatos e da mentira não foram aceitos pelos eleitores.
O castelo de cartas caiu, e revelou conteúdo fétido.
O povo sentiu o mal cheiro e se manifestou nas urnas.

Não, não me agrada ver Dória um subproduto do Alckmin, de uma política meio sem forma, de um neoliberalismo escamoteado, enfim um discurso vago quanto às intenções, rumos, planos e projetos.
Mas o fato é que ele, Dória, foi eleito no primeiro turno (fato inédito em sampa) e merece nossos cumprimentos por isso.

Agora já que o elegemos, cabe ter uma postura de cobrança mais eficaz.
Que tal câmaras setoriais de cidadãos não partidarizados a discutir as propostas?
Proposta normalmente das esquerdas (que nem sempre se fazem efetivas ou principalmente eficazes) mas que podem e devem ser implementadas para o aprofundamento das discussões nas Sub-prefeituras ou qual seja o nome que todo gestor gosta de mudar.

Os políticos de carteirinha visam primeiro sua condição pessoal e depois a coisa pública, isso está demonstrado nas nossas falsas democracias como postei ontem.
E esse foi exatamente o câncer que acometeu o PT, viveu para se manter no poder e morre exatamente por isso.
Morre o PT e morrem muitas esperanças de melhoras.

Precisamos remover esse monte de benesses que os políticos se autodeclaram merecedores.
Precisamos tirar dos cargos políticos o foco na vantagem pessoal, e com isso começar a ter pessoas realmente interessadas na coisa pública.

Essa possibilidade de reforma política só irá acontecer se brotar da população.
Não serão essas raposas que irão cuidar bem de nossas galinhas.
É inconcebível a fortuna que ganham todos os funcionários de nosso estado contra as necessidades da nação no geral pobre.

É quase nada afirmam alguns, dizendo que diante do PIB esse custo é irrisório, mas não é só uma questão de economia, mas também de exemplo de moral e ética que tem que vir de cima.

Gabinetes caríssimos em todos os poderes para que?
Um Ministro do STF precisa de cerca de 250 funcionários para fazer o seu papel (que diga-se de passagem deixa muito a desejar).

Enquanto não discutirmos o país que queremos não avançaremos.
Precisamos urgente de uma nova constituinte que entre tantas coisas:
  • seja composta por cidadãos que nunca tenham sido eleitos, não tenham filiação partidária, e que tornar-se-ão inelegíveis para sempre depois de promulgada a nova constituição;
  • com cláusulas de barreiras para que os constituintes sejam representantes de setores sociais e classes profissionais diversas e obrigatórias para que se pensem em projetos de nação, e não casuísticos;
  • haja uma definição clara da estrutura do estado que queremos, de novo cito Simonsen "nosso estado não cabe em nossa economia" e assim não sobra dinheiro para os fins a que se destinam nossas instituições;
  • se fixe ganhos, e infraestruturas administrativas (inclusive de funcionários) para cada cargo público, de Ministro da STF, passando por Presidente da República, das casas do Congresso e chegando até as diretorias de autarquias;
  • reative o instituto do "Voto Nulo" que anularia uma eleição majoritária caso seja praticado por mais da metade dos eleitores;
  • as empresas, se publicas e realmente necessárias tenham uma gestão autônoma,  com diretoria montada por mérito e concursos internos que promovam seus quadros em uma carreira profissional, sem ingerências com nomeações políticas e mudanças de rumo conforme o mandatário da vez;
  • se reveja o papel de "Agencias Reguladoras". Para que sustentar outras instituições para realizar um trabalho inerente ao papel do estado. Senão para que o estado;
A lista seria longa e não sou autoridade no assunto, penso mesmo que não há uma autoridade absoluta, daí uma constituinte com grupos setoriais ou temáticos a montar um novo projeto de Brasil.
Espero que desta vez com o B maiúsculo porque o brazuquinha tá maltratando seu povo há muitos séculos.
Não estaria na hora de mudanças reais?

O PT se mostrou uma grande frustração para as classes menos favorecidas da nossa população, conquistas transitórias (para não dizer provisórias) não se sustentaram e muitas de forma equivocada baixaram hordas de cidadãos às suas condições originais.
Uma pena.
A punição veio pelas urnas.




Nenhum comentário: