Páginas

Tradutor - Translate

terça-feira, 16 de junho de 2020

Estátuas X História

A história se baseia em fatos.
Alguns gloriosos, outros sombrios.
Fazer o que?
Assim caminha a humanidade, e temos que aceitar isso como legado.
É baseado nos erros e acertos do passado que tentamos melhorar.

Sim muitos erraram ao longo da história.
E deixaram suas marcas, algumas como homenagens a pessoas de caráter muito duvidoso, para dizer o mínimo.
Mas uma estátua, mesmo de um crápula, é um mote para que recordemos a história e analisando-a reconhecermos os erros cometidos.
Derruba-las é como rejeitar a história que a ergueu. Não tem lógica, não concordar com o personagem é ótimo, e explicar essa discórdia é o grande ensinamento que a história nos pode dar.

Um ótimo jornalista, que pesquisa história e a torna palatável aos leigos, defende essa tese de que as estátuas e esculturas são manifestações históricas a serem preservadas. Assim como penso.

Laurentino Gomes (acima) defende a manutenção da estátua do Borba Gato, escultura de gosto muito duvidoso (eu a acho tosca) homenageando um personagem que foi canhestra em seus princípios e o contrário disso em suas ações práticas escravizando seres humanos ao seu bel prazer e claro lucro.
Não há porque homenageá-lo penso eu, mas sua estátua será sempre um mote para lembrarmos de como nosso país foi feito por personagens de péssimo caráter.

Ao reconhecer isso podemos repensar nosso futuro, ou continuar a sendo essa nação de gente generosa e de caráter duvidoso.

Nenhum comentário: