Páginas

Tradutor - Translate

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Mares de Lama Brasileiros - Os Literais

Fiz um projeto de pesagem de vagões no carregamento da mina de Brucutu, da Vale que parece à tempo tirou o Rio Doce do nome pois uma controlada sua acaba de amargar o pobre rio com sua lama fétida e contaminada.
Minha primeira sensação ao me defrontar com a mina foi de perda, como se tivéssemos ali arrancando pedaços de nossa terra para mandar para a China, que à época já importava tudo o que extraímos de lá.
Enfim, são negócios tentava contra-argumentar com meus maus pensamentos.
Só que não, não são só negócios, é um negócio brutal que não tem trazido melhorias para a nação.
E para "limpar" o minério que vem misturado com material indesejado para sua utilização nas siderúrgicas há um tratamento feito por esses  mega-tanques que separam a parte mais pura do minério dos dejetos e no qual se usam produtos químicos.
É um processo contínuo, que resulta em um minério mais valioso, e cujo transporte sai mais barato pois não se carrega partes inúteis.
Extraída a parte nobre do minério, que é transportada (salvo engano meu) para os tanques menores à esquerda para última lavagem, os dejetos são então descarregados em uma represa que está mostrada abaixo.
Um projeto que, sem discutir o mérito, muito bem executado diante as necessidades.
Na parte inferior à direita, temos a barragem típica, semelhante às que ruíram em Mariana.
Barão de Cocais, onde fica a mina de Brucutu, fica próxima de Mariana, toda a região é muito rica em minérios de ferro. 
Tanto que a cidade é toda meio avermelhada, parece que estamos usando um filtro vermelho ao olhar para suas ruas e casarios.
Porque todo esse bla bla blá?
Primeiro para entendermos que estamos sujeitos a 700 desmoronamentos como os de Mariana, e que algo muito sério deveria ser feito de modo a garantir o mínimo de segurança dessas barragens, o que se mostrou absolutamente baixo no caso das desmoronadas.
Há que se ter um monitoramento contínuo dessas obras pois podem sim, por pequenos abalos sísmicos, constantes, ir perdendo sua estabilidade.
Mas não rompe sem aviso, há sinais detectáveis de ruptura que podem muito bem prevenir acidentes como esse.
Houve irresponsabilidade civil e criminal da direção da Samaco, os diretores devem sim ser processados por assassinato, irem para a cadeia, e cumprirem pena por matarem a granel, provavelmente 27 pessoas.
Só pelo medo de uma punição severa esses burocratas irão tomar mais cuidados com suas administrações que priorizam somente o lucro mesmo que matem dezenas de pessoas e milhões de seres à jusante da barragem.
A mineradora tem que restaurar o meio ambiente danificado, cidades e distritos devem ser reconstruídos tal como eram, mesmo que seja nas suas misérias anteriores, mas tudo às custas da mineradora, e suas sócias qualquer que sejam.
Não adianta desculpas.
Perspectivas
Sabemos que nada disso acontecerá, isso é brasil (sim com letras minúsculas mesmo, não está merecendo um B mais digno).
As populações atingidas irão sendo atendidas precariamente até que na desgraça tenham que recorrer na nossa "ágil" justiça que garantirá seus direitos daqui a uns 20, 30, 50 anos; ou o que é mais provável: nunca!

Cada vez mais ficamos sem saída, mas tem mais lama no próximo post.

Nenhum comentário: