Páginas

Tradutor - Translate

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pacote Americano Jogo de Cena e só

Nem o Congresso americano acredita no pacote, esse é o fato.
O pacote original tinha 4 páginas, o acordão tem 100.
O Secretário americano queria uma conta gorda de 700 bi, um talão de cheque e todo o poder para fazer e desfazer.
Vai receber 250 bi e uns fios de marionete nas mãos controlados pelo congresso.
Este, por sua vez vai acompanhar os acontecimentos para ver se os 500 bi restantes vão ou não ser liberados.
Sinal que nem eles acreditam.
Só o Washington Mital, na semana passada precisaria de mais de 380 bi para tampar seu rombo.
Quem acredita que 250 bi resolverão os problemas do mercado no curto prazo também acredita em branca de neve e os 7 anões.
Aliás, somados chegam a 8, igual ao tal G8 que parece esta todo mancomunado nesta falcatrua e agora comem o mesmo papel azedo comprado a preço de ouro.

Para quem pensa que a recessão vai ser grande, acho que o paradigma será diferente.
O capital produtivo, sério, não acredita neste outro capital especulativo, que hoje está te ajudando e amanhã te deixa na mão. Não acredita e não coloca todas as suas fichas nele, com certeza.
Claro que 4/5 do dinheiro do mundo está em risco de desaparecer.
Mas é um dinheiro tão podre como os papeis hipotecários americanos.
Seu valor não é o mesmo que o valor do capital produtivo.

Se o mercado perdê-lo, vai ter uma drástica redução no consumo, principalmente naquele baseado no crédito e não na poupança.
Mas o mundo produtivo irá dar um jeito de financiar esse consumo mais comedido e maduro, mesmo que usando parte do que restou do capital especulativo que com certeza estará ávido por conseguir um meio de investimento mais seguro que o estelionato pós-moderno que acaba por ser descoberto.
Mesmo que os banqueiros do primeiro mundo sejam todos cúmplices deste golpe monumental (que provavelmente é muitas vezes maior que os US$ 700 bi) os investidores irão olhar com mais cuidado onde colocam suas suadas (e restantes) poupanças.

Talvez depois deste episódio, o mundo fique mais esperto, pense em princípios econômicos e não só financeiros, imediatos.
O desenvolvimento tem que ser sustentável, inclusive sob o ponto de vista da economia. Tal como se fez até agora mostrou que não é.

Não é pecado o capital ser remunerado quando investido em processos que gerem riqueza e bem estar. Este é o princípio de sua atuação, não o jogo e ganhar por ganhar, pois o perder faz parte deste jogo - como hoje está se vendo.

É isso.

Nenhum comentário: