Páginas

Tradutor - Translate

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

IncomPeTência a serviço da Demagogia.

Quando uma nação cai nas garras de um projeto equivocado de desenvolvimento econômico e social as coisas tendem a degringolar com muita rapidez.
Nestes 12 anos (quase uma geração historicamente falando) de administração equivocada do PT, vimos que o programa mais alardeado de transferência de renda está fazendo herança maldita, filhos do Bolsa Família tornam-se bolsistas também e não saem da linha da pobreza mais que econômica cultural também.
Não se movem socialmente.
Sabem o quanto se gasta esses programas? Uma merreca considerando o orçamento da nação.
Gasta-se muito mais com dinheiro grosso dado quase de graça a empresas que o utilizam de forma muitas vezes espúrias.
Um exemplo, os mais de 10 bilhões dados ao Eike para seu conglomerado X que virou M... e nosso dinheiro dado ao BNDES ficará para sempre perdido. O golpe da Petrobras pode ser pequeno diante do rombo que esse senhor causou não só no bolso de cada um de nós como mais diretamente dos seus acionistas.
Sabe porque?
Equívocos simples de gente incompetente.
Definitivamente falta ao PT competência para o executivo.
Foram ótimos na oposição, que mesmo exacerbada na maioria das vezes, nos fazia pensar e colocava em discussão todo e qualquer assunto. Meio cansativo mas esse é o papel da oposição.
Mas no poder são um desastre, não sabem administrar.
A máxima do "rouba mais faz" iniciada com Ademar de Barros em sampa e melhor praticada por Maluf agora é vencida de longe pelo "rouba e não faz" do PT.
Os equívocos estão em todos os setores, é uma pena.
Mas vamos pegar o mais importante, bola da vez agora que é a questão energética.
O projeto esdrúxulo de Lula com o pré-sal é fadado ao insucesso desde o início. Sempre falei isso.
É um retrocesso na gestão energética.
O caminho que os sensatos seguirão é o da sustentabilidade, com o risco de não o fazer provocar a auto extinção. Exemplo disso são os idiotas dos chineses agora se deram conta que se não pararem de poluir não vão conseguir sair de casa sem antes dar uma passada no hospital.
Estão matando muita gente por lá por poluição, o Prof. Saldiva bem o sabe. Eles é que não contam, afinal gente para morrer é o que não falta por lá. Será que pensam que "é até melhor se livrar de um tanto delas"?

O Brasil inaugurou os renováveis com o programa do álcool que o Lula tanto se vangloriou por termos, mas ele mesmo seguido pela sua brilhante gestora de energia acabaram por arruinar.
Atualmente cerca de 50 usinas de álcool já foram para o beleléu.
Serviram para o discurso demagógico do Lula, e agora morrem por incompetência na ingerência corrupto-política na Petrobras que dona Dilma, gênio que faz falir lojinha de $1,99 acabou fazendo.
Temos o melhor sistema hídrico do mundo, mas não sabemos aproveitá-lo, aliás até isso estamos destruindo.
A destruição de florestas e matas ciliares descontrolada, correndo solta sem fiscalização, está comprometendo nosso clima como se pode constatar sem muito esforço. A mudança do sistema de chuvas por aqui é notória, temos enchentes no sul em pleno inverno, secas permanentes no sudeste, enchente recorde no noroeste do país.
Esse destempero veio para ficar, reversões são projetos de longo prazo, matas demoram muitas décadas para se restaurar.
Mas mesmo assim, sobra-nos muita água fluvial que poderia ser muito melhor aproveitada em usinas hidrelétricas talvez de menor porte, com a vantagem de serem mais distribuídas geograficamente falando, e com menor impacto ambiental, mas mesmo assim reservando boa quantidade de água para manter o regime uniforme na utilização desse recurso.
Mas não conseguiram colocar um projeto em pé das usinas necessárias, estamos queimando óleo diesel e gás, poluindo mais que o necessário, e gastando mais por pura incompetência de tornar realidade projetos necessários, mesmo que questionáveis.
A energia elétrica ficou mais cara e ficará ainda mais para podermos pagar a conta dos equívocos.

Temos uma riqueza eólica nos nossos extremos norte e sul da faixa litorânea que não é aproveitada devidamente.
Não com os mega projetos de enormes parques de geradores que depois requerem grandes e custosas linhas de transmissão como já o fizeram. Não sei se no nordeste aquele parque enorme ainda está girando pás à toa por falta de linha de transmissão, não duvido que ainda esteja. Há 2 ou 3 anos a energia era ou é ainda desperdiçada por falta de competência em programar um projeto.

Agora, a Petrobrás e a Eletrobrás estão em profunda crise, 12 anos da mão pesada e absolutamente equivocada, incompetente mesmo, da Dilmona que acabaram por colocar em crise duas das empresas que poderiam ser orgulho nacional, e se tornaram grave problema de gestão.
Se isso não é incompetência, precisamos redefinir a palavra.
Com o preço do petróleo caindo o pré-sal já está comprometido.
Mega projeto equivocado, tanto em termos de mercado como de sustentabilidade, pois se continuarmos queimando combustível fóssil por muito mais tempo o limite será a sustentabilidade da vida no planeta.

Morreremos de calor e da poluição e sem água para beber?
Triste né?

 

Nenhum comentário: